;

RG DIGITAL: Nova identidade civil dos brasileiros em 2011

RG digital com a foto de Lula

Os primeiros cartões do novo Registro de Identidade Civil (RIC), documento que gradativamente substituirá as atuais cédulas do RG, serão expedidos em 2011 pela Casa da Moeda do Brasil. Com investimentos de cerca de R$ 90 milhões, o RIC é um dos mais modernos documentos de identificação do mundo.

Segundo o Ministério da Justiça, o documento é mais seguro e mais prático, uma vez que incorpora em um só documento diversos itens de segurança. A nova identidade integrará o CPF e o título de eleitor, entre outros documentos. A incorporação de novas tecnologias ampliará a segurança do cidadão em diversos processos hoje realizados, como abertura de contas, operações bancárias e concessão de créditos, reduzindo a possibilidade de fraudes e prejuízos.

Com o RIC, cada cidadão brasileiro passa a ser identificado por um único número em nível nacional, vinculado diretamente às impressões digitais e registrado num chip presente no cartão do RIC. Isso evita que uma mesma pessoa seja identificada por mais de um número de registro em diferentes estados da federação ou que o cidadão seja confundido com uma pessoa do mesmo nome. A vinculação do número do RIC às impressões digitais também impede que uma pessoa se passe por outra para cometer crimes, solicitar crédito ou cometer abusos.

O chip contido no RIC reunirá também informações como gênero, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local de expedição, data de expedição e data de validade do cartão, além de informações referentes a outros documentos, como título de eleitor, CPF, etc.

Ao longo de 2011 serão produzidos dois milhões de cartões RIC. As primeiras cidades a participar do projeto-piloto serão Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO). A perspectiva é que a troca de todos os atuais documentos de identidade pelo cartão RIC seja feita num prazo de 10 anos.

(Fonte: Maxpress / Governo Federal)

INDIQUE ESSA MATÉRIA !!!
Tags relacionadas: ,
  • jovenil disse:

    gostaria de me inscrever no programa,e quando chega a São Paulo.

  • José disse:

    Quando vai chegar no Mato Grosso? Já que é um documento que envolve os dados pessoais das pessoas, acredito que os Estados fronteira, como Mato Grosso e Paraná deveria serem contemplados logo

  • Sydney almeida silva disse:

    É um documento em tanto! penas que as pessoas não tem o conhecimento desta nova identidade! estar tudo ligado aos iluminates, é só uma uma farça para que eles tenham sucesso! em controlar as pessoas assim! ver só um documento com todos os dados das pessoas ainda mais um micro-Chip, só para saber onde as pessoas estão, isso é muito bíblico, mas JESUS está voltando as escrituras sagradas tem que se cumprir. vigiai pois não sabes que hora há de vir o filho do homem.

  • Eloah disse:

    Em alguns Estados, tanto em instituições privadas como algumas públicas, atendentes chegam a sugerir que o candidato a uma vaga de trabalho substitua, ou seja, tire uma segunda via do rg naquele Estado para facilitar o processo de contratação. Quando, certa vez, ao participar de um processo seletivo, disseram-me para efetuar a troca com o intuito de “facilitar/agilizar” a contratação; achei que fosse brincadeira, mas não era. Esse “bairrismo”, apesar de absurdo, é comum em aguns estados da região sul e centro-oeste do Brasil. Será que o RIC acabará com essa prática?

  • A. Oliveira disse:

    As primeiras cidades a participar do projeto-piloto serão Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO) – Provavelmente haverá uma campanha para a trocaátualização dos RGs. É esperar para ver…

  • GRASIELE ARRUDA disse:

    quais os documentos necessários para tirar o RIC?

  • GRASIELE ARRUDA disse:

    O RIC SERÁ EMITIDO PELO DETRAN?

  • GRASIELE ARRUDA disse:

    Gostaria de me inscrever para tirar RG Digital, pois perdi a minha identidade e tenho que tirar a segunda via.


COMENTE ESTA NOTÍCIA. PARTICIPE, OPINE!


− 5 = dois

Leia mais...

Chico Brito e vereadores são diplomados na câmara municipal
Chico Brito e vereadores são diplomados na câmara municipal

Para o prefeito reeleito, a diplomação confirma o processo eleitoral que sagrou sua gestão como progressista e bem [Read More]

Teatro Popular Solano Trindade faz evento pelo mês da Consciência Negra
Teatro Popular Solano Trindade faz evento pelo mês da Consciência Negra

O evento que acontece na sede do Teatro, em Embu das Artes, em 30/11, será em homenagem à padroeira dos músicos [Read More]

Ministra da Cultura pede apoio a deputados para obter mais recursos
Ministra da Cultura pede apoio a deputados para obter mais recursos

Segundo ela, as emendas parlamentares são essenciais para viabilizar políticas para a Cultura [Read More]

TV Brasil e Rádio Nacional da Amazônia ganham Prêmio Vladimir Herzog
TV Brasil e Rádio Nacional da Amazônia ganham Prêmio Vladimir Herzog

São Paulo – A TV Brasil e a Rádio Nacional da Amazônia, veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) [Read More]

“Quero andar com o plano de governo do Fernando de baixo do braço”
“Quero andar com o plano de governo do Fernando de baixo do braço”

Segundo mais votado em Taboão da Serra, Luiz Alberto Fratini, mais conhecido como Lune, diz que não fará oposição [Read More]

Tenha o FATO EXPRESSO em seu email.

Digite seu endereço de e-mail:

Feito por FeedBurner

TRANSLATE