quinta-feira, agosto 14, 2025
  • Login
A história Online
  • Home
  • Notícias
  • PARCEIROS
    • AGENCIA BRASIL
    • BARÃO DE ITARARÉ
    • BRASIL DE FATO
    • CARTA MAIOR
    • MÍDIA INDEPENDENTE
    • OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA
    • REDE BRASIL ATUAL
    • RORIGO VIANNA
    • VIOMUNDO
  • Colunistas
    • Márcio Amêndola
    • Allan Robert
    • Vitor Trindade
    • Leonardo Boff
    • Arney Barcelos
    • Coluna do Kiei
    • Coluna do Tio Marcos
    • Erisvaldo Correia
    • Joselício Junior
    • Ubiratan Kuhlmann
  • SITES RECOMENDADOS
    • ABONG.ORG
    • AÇÃO EDUCATIVA
    • BLOG DO SAKAMOTO
    • CASA DE C. SANTA TEREZA
    • CÍRCULO PALMARINO
    • CONGRESSO EM FOCO
    • DIAP
    • EXPRESSÃO POPULAR
    • FP’ABRAMO
    • INSTITUTO PRAXIS
    • MÍDIA INDEPENDENTE
    • OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA
    • PIRATININGA
    • SOCIALISMO.ORG
    • VERMELHO
    • ZEQUINHA BARRETO
Sem resultado
Ver todos os resultados
FATO EXPRESSO
Sem resultado
Ver todos os resultados

Metrô-SP: cartel forneceu trens com alto índice de falhas

Por Redação
06/09/2013
En Transporte
0
CompartilheEnvie pelo Twitter

Levantamento demonstra: embora novas, composições vendidas em concorrência manipulada quebram quatro vezes mais que as de trinta anos e alimentam caos no transporte público

Por Tadeu Breda e Vinícius Gomes, no Blog da Redação do Outras Palavras

Surgiu o primeiro sinal de que a série de fraudes que contaminou as concorrências do metrô paulista são parte do caos vivido todos os dias por milhões de usuários.Levantamento realizado por funcionários da Linha 3 Vermelha do metrô de São Paulo, com base no registro oficial de falhas do sistema, mostra que trens recentemente adquiridos ou reformados pelo governo do estado junto a empresas acusadas de formação de cartel apresentam problemas técnicos em frequência até quatro vezes maior que as composições antigas, com cerca de 30 anos de uso. Algumas das novas aquisições do metrô chegam a registrar média de 35 defeitos por dia. Os dados são preliminares. Foram levantados por trabalhadores impressionados com as constantes quebras e acidentes envolvendo estes carros. Diante dos dados, é essencial que a Companhia do Metropolitano apresente as estatísticas oficiais sobre falhas – que possui mas, até o momento, não disponibiliza.

Os números são resultado da análise do histórico de oito dos cerca de 50 trens que operam no trecho leste-oeste da malha metroviária paulista, e foram obtidos após consulta a um sistema conhecido como S-GUT, que registra informações sobre todas as composições do metrô, tais como localização, quilômetros rodados, tempo de operação e número de problemas técnicos denunciados pelos condutores. O S-GUT pode ser acessado a partir de computadores conectados à rede da empresa, mas apenas permite visualização dos dados na tela. As informações não podem ser gravadas. Por isso, a contagem de falhas teve que ser realizada manualmente.

Funcionários do metrô analisaram os últimos 1.000 dias de operação de trens novos, reformados e antigos que circulam pela Linha 3 Vermelha. Entre os novos, foram averiguados os registros das composições conhecidas como H59 e H60, construídos pela espanhola CAF e entregues à Companhia do Metropolitano entre 2008 e 2010. Entre os reformados, foram escolhidos os trens K01 e K07, modernizados pelo consórcio MTTrens, composto pelas empresas MPE, Temoinsa e TTrans, em circulação desde 2011. E também os L26 e L27, recondicionados pela francesa Alstom em conjunto com a Iesa a partir do mesmo ano. Novos e reformados foram comparados aos antigos conhecidos como 302 e 335, fabricados pela Mafersa nos anos 1980.

metroAlstom, TTrans e CAF estão diretamente envolvidas nas denúncias de formação de cartel para burlar a concorrência em editais do governo do estado de São Paulo para reforma de composições e ampliação da malha metroferroviária na região metropolitana da capital. De acordo com uma das empresas que integrou o embuste, a alemã Siemens, membros do alto escalão do governo paulista nas gestões Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra, todos do PSDB, teriam participado e acobertado a maracutaia. Cálculos preliminares do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) apontam que o conluio teria provocado prejuízos de R$ 425 milhões ao Erário estadual.

De acordo com o levantamento dos funcionários do metrô, as composições das frotas K e L, reformadas pela MTTrens e Alstom, respectivamente, foram as que mais apresentaram falhas. Os defeitos podem variar de mau funcionamento do ar condicionado a problemas mais graves de segurança, como trepidações excessivas, deficiência nos freios e panes nos sensores de descarrilamento. Aliás, pertence à frota K o trem que saiu dos trilhos no último dia 5 de agosto nas proximidades da estação Palmeiras-Barra Funda, destruindo 150 metros do sistema de eletrificação e provocando “curto-circuitos, estouros e fumaça”. Por sorte, dizem metroviários, ninguém saiu ferido.

A pesquisa dos funcionários do metrô mostra que, em seus últimos 1.000 dias de operação, os trens da frota K, reformados pela MTTrens, registraram 27,6 falhas por dia, somando as falhas repetidas – ou seja, as que são registradas mais de uma vez ao dia pelos condutores. Sem contar as repetições, o número cai para uma média de 3,75 defeitos diários. Nos trens da frota L, recondicionados pela Alstom-Iesa, os metroviários encontraram uma média de 35,75 problemas por dia, incluindo as repetidas. O registro de falhas únicas diárias chegou a um número diário de 2,6.

As composições novas da frota H, fabricadas pela CAF, conseguiram um desempenho melhor, mas ainda assim alta para uma frota recém-inaugurada: são 8,95 falhas por dia, contando as repetidas, e 0,8 falhas diárias únicas. Mas o melhor desempenho foi observado nos trens antigos. Apesar de estarem há cerca de 30 anos em circulação, as composições da Mafersa registraram 1,75 defeitos repetidos por dia, bem menos que os novos trens da CAF, e 0,9 falhas únicas, praticamente a mesma média de uma frota que está em operação há menos de cinco anos.

Na comparação, a análise dos metroviários mostra que, em seus últimos 1.000 dias de atividade, os trens K01 e K07, reformados pela MTTrens, apresentaram média de falhas diárias 4,17 vezes maior do que as composições antigas. E os trens L26 e L27, recondicionados pela Alstom-Iesa, registraram média diária de defeitos 2,8 vezes mais alta que as máquinas que operam há mais de trinta anos. A grande quantidade de problemas tem feito com que a média dos quilômetros rodados das composições novas e reformadas, que ficou em 234 km/dia no período analisado, seja bem menor que a média geral do metrô: 550 km/dia.

Tags: Cartelíndice de falhasLinha AmarelaMetrôMetrô-SPMTTrensSiemensTaboão da Serra
CompartilharTweetCompartilhar

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • All
  • Panorama
  • Saúde
  • Meio Ambiente
  • Contraponto
  • Cultura
  • Esporte
IZB realiza Assembleia de prestação de Contas
Cultura

IZB realiza Assembleia de prestação de Contas

Por Redação
12/07/2023
0
6

O Instituto Zequinha Barreto convoca Assembleia de Prestação de Contas e balanço da gestão atual do ano de 2022 e...

Embu das Artes abre inscrições para a IV edição da mostra: “A ESCULTURA AO ALCANCE DE TODOS”

Embu das Artes abre inscrições para a IV edição da mostra: “A ESCULTURA AO ALCANCE DE TODOS”

22/04/2022
6
Assassinatos no campo em 2021 batem recorde dos últimos quatro anos

Assassinatos no campo em 2021 batem recorde dos últimos quatro anos

18/04/2022
6
Poderá a Agroecologia alimentar o planeta?

Nos apps, a nova face do trabalho infantil

28/10/2021
6
Poderá a Agroecologia alimentar o planeta?

Como o maior escritório de advocacia dos EUA leva a riqueza global para paraísos fiscais

28/10/2021
6
Poderá a Agroecologia alimentar o planeta?

Nova rotina: Trabalho híbrido pode piorar qualidade do sono, diz pesquisador

28/10/2021
6
Poderá a Agroecologia alimentar o planeta?

Nicolelis alerta : “O País está sendo dizimado em múltiplas dimensões”

28/10/2021
6
Poderá a Agroecologia alimentar o planeta?

Agenda ambiental em perspectiva histórica

28/10/2021
6
Poderá a Agroecologia alimentar o planeta?

CPI da Covid aprova relatório que aponta crimes de Bolsonaro durante pandemia

28/10/2021
6
Poderá a Agroecologia alimentar o planeta?

Poderá a Agroecologia alimentar o planeta?

28/10/2021
6
LIVRO ‘FÉ E POLÍTICA’, A HISTÓRIA DAS COMUNIDADES DE EMBU, QUE NÃO TINHA SIDO CONTADA

LIVRO ‘FÉ E POLÍTICA’, A HISTÓRIA DAS COMUNIDADES DE EMBU, QUE NÃO TINHA SIDO CONTADA

23/10/2021
6
Direita sai derrotada da eleição constituinte do Chile neste fim de semana

Direita sai derrotada da eleição constituinte do Chile neste fim de semana

28/10/2021
6
FATO EXPRESSO

Copyright © 2020 Fato Expresso.

NAVEGAÇÃO

  • Home
  • EQUIPE
  • NOTÍCIAS

Siga-nos!

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • EQUIPE
  • NOTÍCIAS

Copyright © 2020 Fato Expresso.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In