quinta-feira, agosto 14, 2025
  • Login
A história Online
  • Home
  • Notícias
  • PARCEIROS
    • AGENCIA BRASIL
    • BARÃO DE ITARARÉ
    • BRASIL DE FATO
    • CARTA MAIOR
    • MÍDIA INDEPENDENTE
    • OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA
    • REDE BRASIL ATUAL
    • RORIGO VIANNA
    • VIOMUNDO
  • Colunistas
    • Márcio Amêndola
    • Allan Robert
    • Vitor Trindade
    • Leonardo Boff
    • Arney Barcelos
    • Coluna do Kiei
    • Coluna do Tio Marcos
    • Erisvaldo Correia
    • Joselício Junior
    • Ubiratan Kuhlmann
  • SITES RECOMENDADOS
    • ABONG.ORG
    • AÇÃO EDUCATIVA
    • BLOG DO SAKAMOTO
    • CASA DE C. SANTA TEREZA
    • CÍRCULO PALMARINO
    • CONGRESSO EM FOCO
    • DIAP
    • EXPRESSÃO POPULAR
    • FP’ABRAMO
    • INSTITUTO PRAXIS
    • MÍDIA INDEPENDENTE
    • OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA
    • PIRATININGA
    • SOCIALISMO.ORG
    • VERMELHO
    • ZEQUINHA BARRETO
Sem resultado
Ver todos os resultados
FATO EXPRESSO
Sem resultado
Ver todos os resultados

Débitos não autorizados são a principal reclamação de clientes de bancos

Por Redação
20/08/2013
En Economia
0
CompartilheEnvie pelo Twitter

Brasília – O número de reclamações de clientes contra bancos chegou a 2,335 mil em julho, informou hoje (15) o Banco Central (BC). Em junho, chegaram ao BC 2,406 mil queixas sobre serviços bancários. A maioria das reclamações (397) registradas no mês passado foi por causa de débitos não autorizados em conta. Em junho, o débito não autorizado já tinha sido a principal queixa dos clientes, com 413 registros.

Em segundo lugar, ficaram as reclamações sobre a prestação irregular do serviço de conta salário (390), seguidas pelas contestações de cobrança de tarifas de serviços não contratados (222).
Estelionato
No mês passado, no ranking de reclamações com resultado ponderado pelo número de clientes por instituição, o banco que mais recebeu reclamações foi o Santander, com 611 casos considerados procedentes pelo BC. Em junho, o Santander já tinha liderado a lista, com 557 reclamações procedentes.

Nessa lista, o Itaú ficou em segundo lugar no mês de julho, com 335 reclamações, e o Banco do Brasil, em terceiro, com 422 casos julgados procedentes.

Em nota, o Banco do Brasil informou que aproveita as manifestações de seus clientes e usuários como subsídio para a melhoria de produtos, serviços e do atendimento. De acordo com a nota, nos últimos três meses, a quantidade de demandas do BB apresentadas ao Banco Central caiu 25%.

A insatisfação com serviços e produtos oferecidos por instituições financeiras pode ser registrada no Banco Central. Segundo a autoridade monetária, as reclamações ajudam na fiscalização e regulação do Sistema Financeiro Nacional. O BC recomenda que a reclamação seja registrada, primeiramente, nos locais onde o atendimento foi prestado ou no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da instituição financeira.

De acordo com o Banco Central, o cidadão pode ainda recorrer à ouvidoria da instituição, que terá prazo máximo de 15 dias para apresentar resposta. Os clientes bancários também podem buscar atendimento no Procon e recorrer ao Poder Judiciário.

Edição: Nádia Franco//Matéria alterada às 15h32 para correção no terceiro e quarto parágrafos: em julho, o Banco do Brasil foi o terceiro no ranking de reclamações com resultado ponderado pelo número de clientes por instituição, e não o segundo, como tinha sido publicado/O texto foi ampliado às 16h para incluir nota do BB.

Kelly Oliveira, Repórter da Agência Brasil

Tags: BancosEconomiaEstelionato
CompartilharTweetCompartilhar

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • All
  • Panorama
  • Saúde
  • Meio Ambiente
  • Contraponto
  • Cultura
  • Esporte
IZB realiza Assembleia de prestação de Contas
Cultura

IZB realiza Assembleia de prestação de Contas

Por Redação
12/07/2023
0
6

O Instituto Zequinha Barreto convoca Assembleia de Prestação de Contas e balanço da gestão atual do ano de 2022 e...

Embu das Artes abre inscrições para a IV edição da mostra: “A ESCULTURA AO ALCANCE DE TODOS”

Embu das Artes abre inscrições para a IV edição da mostra: “A ESCULTURA AO ALCANCE DE TODOS”

22/04/2022
6
Assassinatos no campo em 2021 batem recorde dos últimos quatro anos

Assassinatos no campo em 2021 batem recorde dos últimos quatro anos

18/04/2022
6
Poderá a Agroecologia alimentar o planeta?

Nos apps, a nova face do trabalho infantil

28/10/2021
6
Poderá a Agroecologia alimentar o planeta?

Como o maior escritório de advocacia dos EUA leva a riqueza global para paraísos fiscais

28/10/2021
6
Poderá a Agroecologia alimentar o planeta?

Nova rotina: Trabalho híbrido pode piorar qualidade do sono, diz pesquisador

28/10/2021
6
Poderá a Agroecologia alimentar o planeta?

Nicolelis alerta : “O País está sendo dizimado em múltiplas dimensões”

28/10/2021
6
Poderá a Agroecologia alimentar o planeta?

Agenda ambiental em perspectiva histórica

28/10/2021
6
Poderá a Agroecologia alimentar o planeta?

CPI da Covid aprova relatório que aponta crimes de Bolsonaro durante pandemia

28/10/2021
6
Poderá a Agroecologia alimentar o planeta?

Poderá a Agroecologia alimentar o planeta?

28/10/2021
6
LIVRO ‘FÉ E POLÍTICA’, A HISTÓRIA DAS COMUNIDADES DE EMBU, QUE NÃO TINHA SIDO CONTADA

LIVRO ‘FÉ E POLÍTICA’, A HISTÓRIA DAS COMUNIDADES DE EMBU, QUE NÃO TINHA SIDO CONTADA

23/10/2021
6
Direita sai derrotada da eleição constituinte do Chile neste fim de semana

Direita sai derrotada da eleição constituinte do Chile neste fim de semana

28/10/2021
6
FATO EXPRESSO

Copyright © 2020 Fato Expresso.

NAVEGAÇÃO

  • Home
  • EQUIPE
  • NOTÍCIAS

Siga-nos!

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • EQUIPE
  • NOTÍCIAS

Copyright © 2020 Fato Expresso.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In