sexta-feira, agosto 15, 2025
  • Login
A história Online
  • Home
  • Notícias
  • PARCEIROS
    • AGENCIA BRASIL
    • BARÃO DE ITARARÉ
    • BRASIL DE FATO
    • CARTA MAIOR
    • MÍDIA INDEPENDENTE
    • OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA
    • REDE BRASIL ATUAL
    • RORIGO VIANNA
    • VIOMUNDO
  • Colunistas
    • Márcio Amêndola
    • Allan Robert
    • Vitor Trindade
    • Leonardo Boff
    • Arney Barcelos
    • Coluna do Kiei
    • Coluna do Tio Marcos
    • Erisvaldo Correia
    • Joselício Junior
    • Ubiratan Kuhlmann
  • SITES RECOMENDADOS
    • ABONG.ORG
    • AÇÃO EDUCATIVA
    • BLOG DO SAKAMOTO
    • CASA DE C. SANTA TEREZA
    • CÍRCULO PALMARINO
    • CONGRESSO EM FOCO
    • DIAP
    • EXPRESSÃO POPULAR
    • FP’ABRAMO
    • INSTITUTO PRAXIS
    • MÍDIA INDEPENDENTE
    • OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA
    • PIRATININGA
    • SOCIALISMO.ORG
    • VERMELHO
    • ZEQUINHA BARRETO
Sem resultado
Ver todos os resultados
FATO EXPRESSO
Sem resultado
Ver todos os resultados

Tropa de Elite 2 é o indicado brasileiro na disputa do Oscar

Por
21/09/2011
En Notícias
0
CompartilheEnvie pelo Twitter

Filme brasileiro ainda tem um longo percurso até a disputa final, na qual entram na premiação dos EUA somente 5 estrangeiros, das 60 produções inscritas na disputa

Rio de Janeiro – O filme Tropa de Elite 2, de José Padilha, é a produção que vai representar o Brasil na disputa por uma das cinco vagas reservadas para concorrer ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro na festa do Oscar 2012 – 84ª Premiação Anual, promovida pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences. O anúncio foi feito nesta terça-feira (20/9), no Rio de Janeiro.

A escolha foi feita pela Comissão Especial de Seleção, que se reuniu na manhã desta terça-feira, durante cerca de uma hora, a portas fechadas, no Palácio Capanema, na capital fluminense. Tropa de Elite 2 venceu a disputa por unanimidade. O filme, que é líder de bilheteria, tendo levado mais de 11 milhões de pessoas aos cinemas, vai enfrentar produções de cerca de 60 países.

“Tropa de Elite osso duro de roer! Pega um, pega geral, também vai pegar você!”

Ao todo, a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura recebeu 15 inscrições de longas-metragens interessados em concorrer à premiação. As demais produções brasileiras inscritas foram: A Antropóloga, de Zeca Nunes Pires; As Mães de Chico Xavier, de Glauber Filho e Halder Gomes; Assalto ao Banco Central, de Marcos Paulo; Bruna Surfistinha, de Marcus Baldini; Estamos Juntos, de Toni Venturi; Família Vende Tudo, de Alain Fresnot; Federal, de Erik de Castro; Vips, de Toniko Melo; Histórias Reais de um Mentiroso Vip, de Mariana Caltabiano; Lope, de Andrucha Waddington; Malu de Bicicleta, de Flávio Ramos Tambellini; Mulatas! Um Tufão nos Quadris, de Walmor Pamplona; Quebrando o Tabu, de Fernando Grostein Andrade; e Trabalhar Cansa, de Juliana Rojas e Marco Dutra.

A Comissão Especial de Seleção é formada pela secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Dourado Santana; pelo presidente da Associação Brasileira de Cinematografia, Carlos Eduardo Carvalho Pacheco; pelo ministro do Departamento Cultural do Itamaraty, George Torquato Firmeza; e pelos representantes da Academia Brasileira de Cinema, Jorge Humberto de Freitas Peregrino, Nelson Hoineff, Roberto Farias e Silvia Maria Sachs Rabello.

Elogios à “Tropa”

De acordo com Jorge Peregrino, trata-se de um filme “fora da curva”. “Tropa de Elite 2 é tecnicamente muito bem feito, tem uma senhora direção e fotografia brilhante. Além de tratar de um tema absolutamente atual, por ser contra a corrupção”, avaliou.

O crítico de cinema Nelson Hoineff destacou  que o filme conquistou sucesso de público ao abordar a corrupção na esfera pública. “O Brasil criou uma empatia muito grande com o filme porque ele expressou algo que todo mundo queria dizer. O brasileiro não aguenta mais a corrupção e esse é um dos motivos do sucesso dessa produção.”

A secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura acrescentou que o diferencial é que a produção “tratou bem desse assunto”. “Outros filmes poderiam ter abordado temas contemporâneos, como a corrupção, mas o “Tropa de Elite 2” fez isso muito bem. É um conjunto muito bem feito”, destacou Ana Paula Dourado Santana. Ela informou que, para decidir sobre o filme que seria indicado, os sete membros da comissão avaliaram cada uma das 15 obras inscritas na disputa.

“Tropa de Elite 2”, que dá sequência ao título original de 2007, narra a história do capitão Nascimento, oficial do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que assume um cargo de chefia na Secretaria de Segurança de Pública do Estado. A trama revela os conflitos causados por grupos de milicianos, formados por policiais e políticos corruptos, que dominaram as favelas cariocas ao tomar à força o controle que antes pertencia aos traficantes. Tudo a ver com muito do que está acontecendo no Rio de Janeiro neste exato momento.

Mamberti apoia

O secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Sérgio Mamberti, elogiou a escolha do filme Tropa de Elite 2, de José Padilha, para concorrer ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro na festa do Oscar 2012 – 84ª Premiação Anual, promovida pela Academy of Motion Pictures Arts and Sciences.

“Eu quero cumprimentar o diretor por essa conquista. Isso tem ocorrido sistematicamente. O Tropa de Elite 2 aborda aspectos da nossa realidade tão dolorosos, mas também mostra a emergência do cinema brasileiro”, disse o secretário, que costuma dizer que “quem nasce artista morre artista”, referindo-se aos seus mais de 50 anos como ator.

Em seguida, Mamberti acrescentou que isso mostra a importância do cinema brasileiro no cenário internacional. “É o resultado de um processo que estamos construindo nos últimos anos”, destacou.

A cerimônia do Oscar 2012 está marcada para o dia 26 de fevereiro, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A lista com os indicados em todas as categorias será divulgada em janeiro do ano que vem.

(Thais Leitão e Renata Giraldi, Repórteres da Agência Brasil)

ASSISTA AO TRAILER OFICIAL DO “TROPA DE ELITE 2”

Tags: Globo de OuroJosé PadilhaOscarTropa de Elite
Compartilhar1TweetCompartilhar

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • All
  • Panorama
  • Saúde
  • Meio Ambiente
  • Contraponto
  • Cultura
  • Esporte
IZB realiza Assembleia de prestação de Contas
Cultura

IZB realiza Assembleia de prestação de Contas

Por Redação
12/07/2023
0
6

O Instituto Zequinha Barreto convoca Assembleia de Prestação de Contas e balanço da gestão atual do ano de 2022 e...

Embu das Artes abre inscrições para a IV edição da mostra: “A ESCULTURA AO ALCANCE DE TODOS”

Embu das Artes abre inscrições para a IV edição da mostra: “A ESCULTURA AO ALCANCE DE TODOS”

22/04/2022
6
Assassinatos no campo em 2021 batem recorde dos últimos quatro anos

Assassinatos no campo em 2021 batem recorde dos últimos quatro anos

18/04/2022
6
Poderá a Agroecologia alimentar o planeta?

Nos apps, a nova face do trabalho infantil

28/10/2021
6
Poderá a Agroecologia alimentar o planeta?

Como o maior escritório de advocacia dos EUA leva a riqueza global para paraísos fiscais

28/10/2021
6
Poderá a Agroecologia alimentar o planeta?

Nova rotina: Trabalho híbrido pode piorar qualidade do sono, diz pesquisador

28/10/2021
6
Poderá a Agroecologia alimentar o planeta?

Nicolelis alerta : “O País está sendo dizimado em múltiplas dimensões”

28/10/2021
6
Poderá a Agroecologia alimentar o planeta?

Agenda ambiental em perspectiva histórica

28/10/2021
6
Poderá a Agroecologia alimentar o planeta?

CPI da Covid aprova relatório que aponta crimes de Bolsonaro durante pandemia

28/10/2021
6
Poderá a Agroecologia alimentar o planeta?

Poderá a Agroecologia alimentar o planeta?

28/10/2021
6
LIVRO ‘FÉ E POLÍTICA’, A HISTÓRIA DAS COMUNIDADES DE EMBU, QUE NÃO TINHA SIDO CONTADA

LIVRO ‘FÉ E POLÍTICA’, A HISTÓRIA DAS COMUNIDADES DE EMBU, QUE NÃO TINHA SIDO CONTADA

23/10/2021
6
Direita sai derrotada da eleição constituinte do Chile neste fim de semana

Direita sai derrotada da eleição constituinte do Chile neste fim de semana

28/10/2021
6
FATO EXPRESSO

Copyright © 2020 Fato Expresso.

NAVEGAÇÃO

  • Home
  • EQUIPE
  • NOTÍCIAS

Siga-nos!

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • EQUIPE
  • NOTÍCIAS

Copyright © 2020 Fato Expresso.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In